TRAJETÓRIA

No ano de 301 a 400  já existia as duas peças!

Podemos constatar na imagem, mesmo não indicada para a prática de banho como citada na história naquele período, pode ter sido a inspiração e nome sugerido.

Famoso mosaico de "garotas de biquíni", encontrado por escavação arqueológica da antiga vila romana perto da Piazza Armerina, na Sicília-Itália.

Somente no século 18 os banhos de mar se tornaram um hábito social.

1750 a 1890  mulheres entravam no mar com duas peças: vestido e calça usada por baixo, para esconder o corpo quando a saia se levantava na água eram acompanhadas de uma cabine, um dispositivo para banhos de mar que  remete a uma carruagem fechada e os homens usavam uma peça ligada ao corpo tipo macaquinho dos tempos atuais.

Depois da ousadia da Annette, já no século 20, as roupas de banho igualmente usada por ela, foram liberadas por mais entusiastas e ganharam tecidos mais leves e modelagens mais confortáveis para entrar na água.

 

Neste momento, os macacões com bermudas eram complementados com acessórios, como sapatos, cintos, lenços e toucas.

Em 1930 na era industrial os fios sintéticos foram criados e permitiram a produção de maiôs elásticos com secagem mais rápida. Se quer pensaram na poluição ambiental que essa descoberta causaria em tempos à frente...

 

Os comprimentos se encurtaram e as pernas já podiam ser exibidas nas praias.

Em 1932, Heim,  um estilista francês cortou o maiô ao maio e criou um maiô de duas peças, um sutiã com babados e calções bonitos, que ele chamou de Atome.

 

No entanto, as mulheres ainda não estavam prontas para revelar sua barriga, com apenas algumas ousando no uso desse maiô.  na imagem de 1935 a atriz estava usando o maiô menor do mundo, com a barriga de fora.

Na primeira semana de junho de 1946, ele relançou seu maiô de duas peças, o Atome , que ele anunciou como "o menor maiô do mundo". 

No entanto, dias após , em 5 de julho de 1946, Louis Réard , um engenheiro francês, fez uma pose da stripper parisiense Micheline, diante de repórteres vestindo um maiô de duas peças ainda mais pequeno, o qual chamou de Bikini , e que ele promoveu como "menor do que o menor maiô" e lançou  no momento trágico dos testes nucleares na Ilha de Atol, Bikini.

E literalmente o Bikini caiu como uma bomba diante da moralidade e bons costumes da época,  tornando Louis ganhador da disputa com Heim, entrando para a história como o inventor do biquíni. 

 1950 no mundo...

 1960 no Brasil, Rio de Janeiro

O maiô  ou fato de banho é uma peça única de roupa de banho usada por mulheres. Antecedeu o biquíni na história das roupas.

 

Seus modelos geralmente cobrem as regiões da genitália, o abdômen e o peito.

 Biquíni ou bikini é um conjunto de duas peças, derivadas do maiô, de tamanhos reduzidos, que cobrem o busto e a parte inferior do tronco.

 1970 a 2019 no  Brasil

Biquíni de aparência visual mutável, valendo para sungas e maiôs!

O Brasil é tido como referência mundial na moda praia, além de ser o país que mais fabrica e consome esse tipo de roupa e avançou em tecnologia e modelagem ao longo dos anos e agora entrará para a história sendo um  marco  nessa trajetória por conta da inovação mutável que tem certificado do INPI em inovação , comprovando uma invenção criativa.

 

Nós somos a inovação comprovada . Reinventamos o básico. Ressignificamos a moda em uma era comprometida com a sustentabilidade, repensamos o passado, mudamos o presente para que possa existir um futuro.

               Keka Bego-Inventora do BQN Mutável

Resumo de pesquisas feitas na internet, livros e filmes. Fonte dos dados: Wikipédia.

DEUS TRANSFORMA TODA DIFICULDADE EM BONANÇA

ينقل الله كل الصعوبات إلى الكفالات